13.8.04

MEDIDAS DRÁSTICAS

De acordo com o Insurance Journal, o governo britânico considera a possibilidade de permitir à polícia a apreensão e posterior destruição(!) dos veículos apanhados a circularem sem seguro válido.
A Reuters e a BBC avaliam em cerca de um milhão de euros por ano o valor dos prejuízos que envolvem viaturas sem seguro, implicando um custo médio suplementar de aproximadamente 60 euros por apólice aos restantes segurados.
Um relatório elaborado pela Universidade de Nottingham recomenda o aumento das coimas, prisão efectiva do condutor e a eliminação pura e simples dos veículos apreendidos nessas condições.
Esta radicalização prende-se com o facto de a Association of British Insurers calcular que um em cada vinte condutores circulam sem seguro e que pelo menos um em cada sete já o fez no passado.
O ministro David Jamieson, que tutela as questões de prevenção rodoviária no Reino Unido, afirma que "o Governo sabe que os cidadãos cumpridores estão fartos de custear as consequências do comportamento dos motoristas que circulam sem seguro válido, na maioria dos casos em viaturas sem condições de segurança".
As estatísticas governamentais referem que os condutores sem seguro têm dez vezes mais probabilidades de terem já sido condenados por conduzirem alcoolizados, seis vezes mais hipóteses de terem sido apanhados a conduzirem veículos em mau estado e o triplo das condenações por condução descuidada.
Uma ideia a ter em conta pelo governo português...

Sem comentários: